Pergunta e Resposta

SFFFE 1 - Pergunta e Resposta

Os encanadores são responsáveis pela instalação e manutenção das tubulações de água, esgoto e drenagem. Cuidam de toda a rede hidráulica, vazamentos, infiltrações, ralos e vasos sanitários entupidos, canos furados, limpam corretamente a caixa d’água, fazem a substituição de louças, entre outros contratempos.

Monta, instala e conserva sistemas de tubulações de material metálico e não metálico de alta e baixa pressão para condução de ar, água, gás, vapor, esgoto, soluções químicas e outros fluídos em edifícios, laboratórios e outros locais.

Manutenções em geral. …
Consertos de vazamentos. …
Limpeza e desentupimentos. …
Troca de louças e metais. …
Aplicação de impermeabilizante. …
Instalação de sistema de gás. …
Atualizar-se quanto aos lançamentos de produtos de qualidade no mercado.

 

A profissão de encanador, também conhecido como bombeiro hidráulico, é a ocupação responsável por instalação, manutenção, drenagem e revisão do sistema hidráulico (água e esgoto) residencial, predial ou industrial. Em outras palavras, a profissão de encanador é essencial no ramo da construção civil.

 

Quanto as funções analisadas, sendo elas: ajudante de pedreiro, pedreiro, encanador, e eletricista, os principais riscos encontrados por meio das APRs desenvolvidas para estas funções foram: ruídos, exposição à radiação ionizante, calor, utilização de insumos, tais como: cal e cimento, trabalho em posições ..

 

Sobre a Profissão. Executa instalações de sistema hidráulico de água fria e quente, de combate a incêndio e de tubulações para esgoto. Monta e desmonta caixas d´água. Identifica e repara defeitos na rede de água, combate a incêndio e esgoto.

 

Operacionalizar projetos de instalações de tubulações, definir traçados e dimensionam tubulações; especificar, quantificar e inspecionar materiais; preparar locais para instalações, realizar pré-montagem e instalar tubulações. Realizar testes operacionais de pressão de fluidos e testes de estanqueidade.

 

O instalador hidráulico desenvolve os projetos de instalações, escolhe os traçados e calcula os tamanhos das tubulações. Além disso, ele define a quantidade de materiais para os projetos e ainda faz testes de pressão de fluidos e de estanqueidade, prevenindo;

 

O profissional responsável pela instalação hidráulica em uma obra é o encanador, que se especializa nessa etapa da obra. No entanto, existem profissionais como os pedreiros que podem ter experiência nessa área também.

 

Para instalar tubulações, cortam, dobrando, montam, ajustam e vedam tubos e conexões. Para instalar válvulas, ralos, registros, torneiras e aparelhos sanitários, utilizam ferramentas manuais. Também realizam testes de pressão enchendo a tubulação com água ou ar para localizar vazamentos.

(Visited 1 times, 1 visits today)
× Whatsapp 99556-4343