O que passar na laje antes de aplicar a manta asfáltica?

Last Updated on 24 de julho de 2026 by Construsul

O que passar na laje antes de aplicar a manta asfáltica?

Antes de aplicar a manta asfáltica, a laje deve estar limpa, seca e regularizada (com caimento adequado para os ralos e cantos arredondados)O produto essencial a ser passado é o primer asfáltico. Ele age como uma “cola”, garantindo que a manta asfáltica fixe perfeitamente na superfície.
Siga este passo a passo detalhado para preparar o local corretamente:
  • Limpeza profunda: Varra toda a laje para remover poeira, areia, resíduos de obra, graxa e partes soltas de concreto.
  • Regularização: Se houver buracos, trincas ou desníveis, corrija-os com argamassa. Faça também a “meia-cana” (um acabamento arredondado nos encontros da laje com as paredes) para evitar cantos vivos, onde a manta poderia rasgar.
  • Aplicação do Primer Asfáltico: Com o auxílio de um rolo de lã, broxa ou trincha, aplique uma demão farta do primer em toda a extensão da laje, subindo cerca de 30 a 50 cm nas paredes laterais (onde a manta também será virada).
  • Tempo de secagem: Aguarde a secagem completa do primer antes de iniciar a colagem da manta (o tempo varia de acordo com a marca, geralmente de 4 a 8 horas ou de um dia para o outro). A superfície estará pronta quando o primer não grudar mais nos dedos ao toque.