Bagé[a] é um município brasileiro da região Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Localizado próximo ao Rio Camaquã, o município tem uma população de 121 335 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE de 2020. Bagé limita-se ao norte com os municípios de Caçapava e Lavras do Sul; a oeste, com o município de Dom Pedrito e com o Uruguai; ao sul, com o Uruguai; e a leste, com os municípios de Herval e Pinheiro Machado. A cidade encontra-se a 217 metros de altitude.[7]
Etimologia
Costumava-se crer que o nome da cidade advinha de Ibajé, ou Ybagé, nome de um índio charrua. Foi a partir de 1955, quando estudiosos debatiam a historicidade de Sepé Tiaraju, que Mansueto Bernardi chamou a atenção para o fato de que não havia comprovação histórica da existência do índio Ibagé. Escreveu jocosamente no Correio do Povo, em 1958, que:[8]
Enquanto os seus apologistas não lhe exibirem a certidão de nascimento, o atestado de residência e até de ofício, o Índio Ibagé não passará de um vago e desengonçado lobisomem
Segundo o sociólogo Félix Contreiras Rodrigues, Bagé tem origem na palavra BAAG, que quer dizer lugar de onde se volta, de retorno. Este lugar seriam os cerros de Bagé.[7] Também é possível que tenha surgido de mbaié, da qual decorrem as formas maié, que deu majé, e baié, que deu bajé.[9]
Grafia
O nome da cidade já foi escrito tanto como Bagé, com “g”, ou como Bajé, com “j”. Nos primeiros documentos que se referem à cidade, como as cartas de D. Diogo de Souza, foi usada a grafia com “j”. Somente a partir de 1910, possivelmente devido à regra ortográfica que determina que se use a letra “g” antes de “e” ou de “i”, Bagé passou a ser escrito com “g”. Porém, ainda de acordo com as normas ortográficas, palavras de origem indígena, como pajé, jiboia, etc.[10] são escritas com “j”, sendo esse um segundo argumento favorável ao uso de Bajé.[8] Pensa-se também que a palavra pode ter sido grafada em “g” em função da caótica ortografia do momento no qual o termo foi cunhado, uma vez que “i” jamais evolui para “g”, mas sempre para “j”.[9]
História


Toda a região do pampa gaúcho, na qual está contido o atual município, era ocupada, até o século XVI, predominantemente pelos índios charruas[11].

A colonização europeia da região onde ora se encontra o município iniciou-se em fins do século XVII com portugueses e espanhóis. Uma das primeiras construções foi uma redução construída por jesuítas, chamada “Santo André dos Guenoas”, fundada como posto avançado de “São Miguel”, um dos Sete Povos das Missões. A incansável resistência de índios da região à catequização católica, notadamente tapes, minuanos e charruas, levou a um conflito que resultou na destruição do povoado.
A partir de então, a região serviu de palco para diversos conflitos entre europeus e nativos. Destaca-se o ocorrido em 1752, quando 600 índios charruas, comandados por Sepé Tiaraju, rechaçaram os enviados das coroas de Portugal e Espanha que, amparados no tratado de Madri, assinado dois anos antes, regulamentando os limites territoriais dos dois impérios na América do Sul, vieram para estabelecer as fronteiras.
Em 1773, dom Juan José de Vértiz y Salcedo, vice-rei de Buenos Aires, com 5 000 homens, saiu do Rio da Prata, atravessou o Uruguai e, chegando ao limite sul do Escudo Riograndense, lá construiu o Forte de Santa Tecla, que foi demolido e arrasado em dois combates e do qual ainda hoje restam ruínas.
Na área do município, em 10 de setembro de 1836, o general Antônio de Souza Neto, em violento combate, conhecido como a Batalha do Seival, derrotou as forças legalistas e, no dia seguinte, proclamou a República Riograndense, no contexto da Guerra dos Farrapos.
Na Revolução de 1893, quando os federalistas reagiram à ascensão dos republicanos, Gumercindo Saraiva voltou ao Rio Grande do Sul pelo rio Jaguarão e, no Passo do Salsinho, foi travado o primeiro combate. O município testemunhou combates das Traíras, o Cerco do Rio Negro e o Cerco de Bagé. No Rio Negro, 300 prisioneiros foram degolados, não sem antes terem direito a defesa verbal.
O Encanador em Bagé é um serviço executado por profissionais qualificados e que utilizam somente equipamentos de ponta. Ao solicitar serviços de hidráulico, é necessário contratar empresa de confiança e que seja especializada no ramo, e que também garanta a qualidade e a eficiência nos serviços prestados, evitando assim problemas futuros com água, podem comprometer a estrutura do imóvel.
O Serviço de Encanador Zona Sul Porto é importância para a manutenção de imóveis, sejam eles residenciais, comerciais e industriais. A Hidráulica em Porto Alegre são primordiais pois protegem as edificações e evitam problemas estruturais causados por consequência da água. Sabe-se que o problema hidráulico são o motivo de inúmeros transtornos para donos de todo tipo de imóvel, além de poder afetar a estrutura do prédio.
O Bombeiro hidráulico, instalador hidráulico ou encanador, é o profissional na área da construção pela instalação e manutenção de sistemas usados para água potável, esgoto e drenagem em sistemas de encanamento. Ele realiza os projetos de instalações de tubulações, define traçados e dimensiona tubulações; especifica, quantifica e inspeciona materiais; prepara locais para instalações, realiza pré-montagem e instala tubulações.
O encanador é o responsável por colocar em prática tudo aquilo que foi idealizado e desenvolvido no projeto hidráulico. É ele que instala os canos para ligação de água e esgoto e coloca pias, tanques e torneiras. O encanador deve estar presente desde o início, durante a construção do canteiro de obras. Depois, deve retornar no período de construção das lajes para encaixar as tubulações e ao final da obra, para instalar as peças sanitárias.
Os serviços de hidráulica podem ser necessários em diversas situações. Por exemplo, eles podem ser acionados quando se constata que há um vazamento no imóvel, ou quando é necessário realizar a limpeza de caixas d’água e a substituição de louças e metais. Serviços de hidráulica são a realização de qualquer tipo de instalação hidráulica, que envolvem extintores, mangueiras e também a manutenção de toda a hidráulica de um prédio.
A Encanador em Bagé, serviços de ligação de esgoto, de torneiras, instalação de caixa de gordura, detecção de vazamentos e troca de reparo hidráulico de vazamento em válvula hydra de descarga, registro, torneira e ralo sifonado. Encanadores especializados em desentupimento, caça vazamento por detecção eletrônica ultra-sônica e encanador de colunas de água limpa, desentupimento, esgoto e pluvial
O Encanador em Bagé é uma empresa especializada em detector de vazamento de água. Temos aparelhos modernos para localizar vazamento, evitando quebra em local errado, comprometendo a estrutura do imóvel. Localizamos Vazamento através de pressurização na tubulação. Quebramos exatamente onde o vazamento é localizado. Serviço de caça vazamento, encanador, localização de vazamento, conserto e reparo.
Pagamento facilitado. Serviço de localização de vazamento em poa, visíveis e ocultos através de geofone eletrônico e sonda endoscópica por imagem, o que permite detectar o vazamento em canos alimentados pela rede de alimentação após o cavalete da rua, infiltrações, bem como, vazamento em cisternas e caixa d´água de residências, edifícios, industrias. Encanador em Bagé, atende todo o bairro.
O Encanador em Bagé acha vazamento, encontra vazamento, localiza vazamento, caça vazamento em cano de hidrante, caça vazamento na rede de alimentação que vem da rua e sua distribuição interna, encanador hidráulico, limpeza de caixa d´água, Impermeabilização. O Encanador em Bagé oferece o melhor custo beneficio do mercado. Nossos Técnicos realizam teste em todos os pontos de água.
Após a execução dos serviços de caça vazamentos a Encanador em Bagé emite o laudo técnico e a garantia por escrito dos trabalhos prestados. A empresa esta preparada para lhe atender todos os dias da semana, sábados, domingos e feriados. O Caça Vazamento começa com a vistoria técnica do local, apos a avaliação o técnico informa o procedimento do serviço a ser realizado. Peça um orçamento gratuito na grande poa.
Procedimento do serviço: 1º passo travar a boia da caixa, 2º passo verificar se o relógio esta girando, caso sim o técnico saberá que poderá existir danos na rede, o aparelho de geofone identificara o local do vazamento. A Encanador em Bagé tem técnico capacitado para realizar seu serviço com garantia. O técnico da Encanador Porto Alegre fornece o termo de prestação de serviço, laudo técnico para o cliente.
A Encanador em Bagé é uma empresa especializada em detectar vazamentos. Temos aparelhos modernos para localizar vazamento de água, evitando quebra em local errado, comprometendo a estrutura do imóvel. Localizamos o vazamento através de pressurização na tubulação. Quebramos exatamente onde o vazamento é localizado. A Encanador em Bagé atendendo, Residenciais, Comerciais e Empresas.
Nossa equipe de caça vazamento, são profissionais treinados e capacitados para localizar quaisquer vazamento, com equipamentos em serviços de hidráulica, no caça vazamento a Encanador em Bagé utiliza equipamentos de alta tecnologia que apontam o vazamento com margem de erro de até 1m², trazendo economia e bem estar ao cliente. Peça orçamento gratuito na grande poa em todos os bairros de poa.
A Encanador em Bagé, realiza os serviços de torneiras, vaso sanitário, chuveiro, água quente e fria, tubulações de pvc, ferro e cobre. O desperdício de água por vazamento não visíveis é enorme, um pequeno vazamento em uma rede de tubulações pode acarretar em grandes perdas e sérios danos ao meio ambiente até que seja detectado. A complexidade técnica é o maior problema na hora de detectar vazamentos.
Profissionais qualificados e equipamentos específicos para localizar o vazamento é possível oferecer um serviço com garantia. Por isso é necessário ter cuidado na escolha da empresa que irá executar os serviços de detecção de vazamentos, pois um laudo errado pode causar danos bem maiores na tubulação gerando gastos desnecessários ao cliente. A Encanador em Bagé tem o propósito de prevenir vazamentos na tubulações.
O principal indicativo de que existe vazamento no encanamento da sua casa é o aumento repentino da conta, sem que você tenha consumido mais água. Certamente ninguém gosta de pagar pelo que não usa e sim o desperdício, correção de vazamentos é mais simples do que você imagina. Nunca quebre sem a localização exata, pode causar-lhe danos físicos e financeiros. Se não tiver certeza, chame uma empresa de caça vazamento.
Utilizando tecnologia em equipamentos de sondagem, causando o menor dano possível na área vistoriada. Ao detectar o vazamento, poderá ser que em alguns casos faz-se necessário realizar uma pequena abertura na área afetada. Onde será feito reparo da área danificada. O Encanador em Bagé pode oferecer aos clientes tranqüilidade e qualidade na solução de detecção de vazamentos em sistemas de drenagem.