Last Updated on 26 de maio de 2026 by Construsul
Quais são as peças para montar uma caixa d’água?
- Adaptadores de Flange: Conectam os canos à parede da caixa d’água. Geralmente são de 50 mm para a saída principal, 25 mm para a entrada/suspiro e 32 mm ou 25 mm para o ladrão e limpeza.
- Torneira Boia: Fica instalada internamente e interrompe a entrada de água quando o reservatório atinge o nível máximo, evitando transbordamentos.
- Registros de Esfera: Usados para fechar o fluxo de água quando necessário. É indicado ter um na entrada, um na saída principal e outro na saída de limpeza.
- Tubos e Conexões (Cotovelos/Joelhos e Tês): Canos de PVC rígido para conduzir a água e fazer as curvas necessárias no encanamento.
- Filtro para Caixa d’Água: Opcional, mas muito recomendado. Instalado na entrada, ele retém partículas de sujeira, aumentando a vida útil dos registros e chuveiros.
- Adesivo Plástico (Cola para PVC): Para fixar firmemente os tubos e conexões.
- Fita Veda-Rosca: Para vedar as roscas da boia e garantir que não haja goteiras.
- Serra Copo: Ferramenta acoplada na furadeira usada para fazer os furos perfeitos e precisos no reservatório, do tamanho exato das flanges.







