Você mesmo pode fazer a limpeza da caixa de gordura. Com alguns itens básicos e passos simples resolva esse problema que apesar de ser um pouco desagradável é de grande importância para a sua residência. Você também pode contratar uma empresa especializada nesse serviço como as empresas desentupidoras.
Itens necessários para a limpeza da caixa de gordura
A limpeza manual é a forma mais simples e você mesmo pode executar.
Você vai precisar de:
- Vassoura grossa e esponja
- Balde
- Saco de lixo resistente
- Mangueira com água
- Sabão ou detergente
- Creolina ou outro desinfetante (opcional)
- Luva e máscara
Limpando a caixa de gordura
- Proteja-se com a máscara e luva;
- Ajeite o saco de lixo dentro de um balde;
- Remova a tampa e retire o cesto da caixa despejando o resíduo dentro do balde. Se seu modelo não possuir o cesto, retire a gordura com a ajuda de um recipiente. Faça uma raspagem nas paredes e fundo;
- Lave o cesto e a caixa utilizando uma esponja, vassoura, água e detergente;
- Recoloque o cesto e vede com a tampa novamente;
- Feche bem o saco de lixo e coloque no descarte de resíduos orgânicos.
Dica: Antes de remover a gordura adicione um pouco de Creolina ou outro desinfetante para diminuir o mau cheiro.
Cuidado: Não adicione cal, soda cáustica ou água quente para esvaziar a caixa. O resíduo é diluído e entra pelo esgoto, porém ele irá incrustar causando um entupimento na tubulação.
Como é uma caixa de gordura?
A caixa de gordura é um recipiente feito de cimento ou de plástico vendido em materiais construção, onde há um ou mais encaixe na parte superior por onde entrará a água proveniente dos ralos da pia da cozinha, da lavação e máquina de lavar roupa. A gordura por ser mais pesada vai acumulando no fundo e a água escoa pela saída acima do limite da gordura até à rede de esgoto.
Sua função é reter a gordura proveniente da cozinha em cozimentos, frituras, lavagem de louça e até oleosidade da pele quando nos lavamos. O uso da caixa evita que toda essa gordura cause entupimento na tubulação e ou siga ao sistema de esgoto. O descarte dessa gordura deve ser feito com o material orgânico.
Tipos de caixa de caixa de gordura
Industrializada
- PVC – O modelo de caixa em PVC é o mais comum e mais prático. A tampa é fácil de abrir e fechar e tem boa vedação. Dentro da caixa há uma cesta removível toda perfurada para a passagem da água. Com fundo de canto arredondado facilita a limpeza. Há também várias saídas de encaixe para os canos de sucção evitando o uso de engates.
- Aço – Os modelos de aço são indicados para restaurantes ou fábricas com grande manejo de gorduras. São instalados no lado interior do ambiente, possuem grande durabilidade e são de fácil limpeza.
- Concreto – São modelos pré-fabricados e com ótima vedação. A limpeza é um pouco mais pesada devido a maior facilidade de incrustar os resíduos.
Alvenaria
O modelo em caixa de alvenaria, é produzida in loco. Por não ter revestimento, torna a limpeza um pouco mais pesada e demorada devido a maior aderência de resíduos nas paredes e fundo da caixa.

Os valores podem variar conforme o modelo e tamanho, mas todos cumprem a mesma finalidade e são de grande importância para a rede de esgoto e para o meio ambiente.
O que acontece se não limpar a caixa de gordura?
- Transbordamento da água – Uma caixa de gordura cheia ou entupida pode resultar na volta da água pelo ralo da pia da cozinha, devido à falta de vazão da mesma. A gordura acumulada dentro da caixa impede o escoamento correto da água. O baixo vazamento da água pela pia pode indicar que a caixa já esteja cheia.
- Mau cheiro – Outra indicação de caixa de gordura muito suja é o cheiro desagradável que retorna pelo ralo da pia.
- Proliferação de animais – Ratos, baratas e outros animais são atraídos pela gordura com restos de alimentos e através do encanamento da caixa podem entrar em casa pelos ralos.
Com qual frequência devo limpar a caixa de gordura?
A limpeza da caixa de gordura geralmente não é uma tarefa muito atraente. O forte cheiro e visual não muito agradável faz com que evitamos de fazer esse trabalho, porém como já vimos, é de extrema importância incluir essa manutenção na rotina da casa ou estabelecimento.
A rotina de limpeza da caixa depende da quantidade de moradores na residência e da frequência de uso da cozinha.
A recomendação em geral é:
- Casas – a cada 6 meses
- Apartamentos – a cada 3 meses
- Restaurantes, lanchonetes – a cada 1 mês